10 erros de SEO On Page que podem ocorrer

10 erros de SEO On Page que podem ocorrer
Seo

Como esperado, uma estratégia de marketing digital bem projetada também depende da otimização do mecanismo de busca. Fundamental não cometer erros de seo on page no desenvolvimento do site.

Mas mesmo quem reconhece a importância dessa otimização comete erros e o mais sutil deles, pode comprometer a boa classificação do site no Google.

Com esse objetivo, é importante avaliar como você está executando as ações de SEO na página do seu site e corrigir possíveis problemas. Abaixo, apresento uma lista com os 10 principais erros, bem como a dica do que seria ideal para eliminar cada um deles.

Lista com os 10 principais erros para SEO On Page

  1. Título mal feito – O ideal é que sua tag de título tenha entre 50 e 60 caracteres (espaços incluídos). Verifique se o seu título é explícito, exclusivo e se contém as palavras-chave mais importantes.
  2. Não otimizar a meta descrição – As meta descrições contêm entre 70 e 160 caracteres (espaços incluídos). Influenciam não só na forma como suas páginas da web são descritas, mas também, como aparecem nos resultados de buscas. Verifique se todas as páginas do seu site possuem uma meta descrição exclusiva, explícita e que contenha as palavras-chave mais importantes (elas aparecem em negrito, quando correspondem a parte ou o todo da consulta de pesquisa do usuário). Uma boa meta descrição funciona como um anúncio orgânico; então, use mensagens atraentes e com uma clara ordem de ação para maximizar a taxa de cliques.
  3. A falta de palavras-chave

    As palavras-chave ainda são elementos essenciais para os sites de buscas saberem sobre o que é sua página e a classificarem de acordo com as pesquisas dos usuários.
    Portanto, não fazer um bom trabalho escolhendo esses termos, incluindo-os na página, especialmente em locais estratégicos com o título e a meta descrição, é uma falha séria. Elas indicam para os mecanismos de buscas se a sua página é relevante para o assunto buscado ou não. * O volume ideal de palavras-chave pode variar entre 1% e 2% em relação ao número total de palavras no texto (Sugestão: Que seja igual ou maior que 1500 palavras).

  4. Ignorar texto ALT de uma imagem

    Os mecanismos de pesquisa ainda não podem “ler” as imagens, portanto, é através do texto Alt e do título da imagem que eles identificam a relevância de cada uma delas.
    Assim, aconselho que descreva bem a sua imagem ao inserir esse rótulo no seu código. Seja descritivo também no nome do seu arquivo e, sempre que possível, use a palavra-chave.

  5. Uso da tag H1 mais de uma vez por página

    Use suas palavras-chave nos títulos e verifique se o primeiro nível (H1) inclui as palavras-chave mais importantes.
    É muito importante garantir que cada página tenha apenas uma tag H1, portanto,nunca inclua mais de uma na sua página e em vez disso, use várias tags H2 – H6 em sua respectiva ordem crescente.

  6. Não se preocupar com URLs amigáveis

    Uma URL é a rota definitiva para uma página em nosso site e essa rota precisa de legibilidade.
    Vamos ver, por exemplo, a URL desta publicação:
    https://hugocalixto.com/10-erros-de-seo-on-page-que-podem-ocorrer/

    https://
    O protocolo informa ao computador que tipo de código esperar; para sites, a url sempre começará com http:// ou https://

    hugocalixto.com
    É o meu domínio

    10-erros-de-seo-on-page-que-podem-ocorrer
    O caminho até o post, onde “10-erros-de-seo-on-page-que-podem-ocorrer” é tag slug que escolhemos para representar esse conteúdo.

    Agora, veja como usamos a legibilidade, já que a ideia é ajudar os mecanismos de pesquisa e os usuários a entenderem o que é a página “10-erros-de-seo-on-page-que-podem-ocorrer”, esta peça é exatamente o foco da publicação. Além disso, nossa palavra-chave principal.

  7. Ignorar o design responsivo

    Consiste em adaptar um site para oferecer uma experiência agradável de navegação em dispositivos de qualquer tamanho, seja na tela de um computador ou num tablet ou em um aparelho celular..

  8. Não adicionar Sitemap.xml, Robots.txt ou página de erro 404

    Os 3 arquivos são importantes e cada um tem sua função.

    Sitemap.xml Seu uso permite que aranhas (rastreadores da internet) ou bots encontrem rápido e facilmente todas as páginas que queremos indexar, sem precisar navegar pelos nossos links internos. No entanto, seu uso não garante uma indexação completa de todas as URLs, pois os mecanismos de pesquisa determinam, como sempre, o conteúdo que devem ser usados.

    Robots.txt serve para ter um controle “absoluto” das informações que queremos que sejam indexadas e não.

    O Erro 404 é um código de resposta HTTP que indica que o visitante pode se comunicar com o servidor, mas que o servidor não conseguiu encontrar o que foi solicitado.

  9. Produzir conteúdo com baixa qualidade

    O conteúdo é a razão pela qual as pessoas visitam seu site, além de muito importante produzir conteúdo completo, relevante, bem como fácil de ler e entender.Sabemos que leva tempo, mas não há uma boa estratégia de SEO sem um bom conteúdo.

  10. Ter um site muito lento

    O tempo de carregamento de uma página da web também é importante.

    A princípio, ninguém gosta de esperar para encontrar as informações que procura, os mecanismos de pesquisa priorizam sites de carregamento rápido.

    Alguns conselhos:
    – Escolha um Servidor de Hospedagem confiável;
    – Ative cache;
    – Verifique o código fonte;
    – Otimize as imagens quanto ao peso e a qualidade;
    – Use CDN;
    – Minimize os arquivos .css e .js

Algumas informações complementares ou resumo:

  • Texto potencial é aquele que possui 1500 ou mais palavras;
  • Se utilizo 1500 palavras-chave, 1% corresponde a 15 repetições de modo a obter eficiência. Mas saiba que deve utilizar de forma moderada, para não agredir a quem esteja lendo o texto;
  • Servidor de Hospedagem confiável é o que melhor atende ao nosso site, ou seja, não precisa ser o maior do mercado, e sim estar em dia com: Configurações de segurança, aplicações e softwares atualizados, possuir ativo os módulos necessários para o bom funcionamento do site e, é claro, ter a quantidade de memória adequada ao volume de sites hospedados. Com certeza tudo isso irá colaborar com a eficácia do seu site.
  • CDN, o que é e função em uma hospedagem:
    Uma rede de servidores que armazena o conteúdo de outros sites na memória e depois entrega aos usuários, baseando-se na localização geográfica, para então conectá-lo ao servidor mais próximo e mais rápido.

Sugestão:

Se necessitar de uma revisão de SEO ON PAGE, acesse ao site Cálculo SEO e obtenha facilmente, apenas informe o endereço do site e clique em revisión.

Sobre Hugo Calixto

Olá, sou Hugo, desenvolvedor web full stack e profissional da área de TI desde 2005.

Desenvolvo páginas web, administro servidores e sou especialista em SEO (otimização de sites para mecanismos de busca).