Aumentar Velocidade WordPress : Como melhorar a velocidade

Como melhorar a velocidade do site em wordpress

Aumentar a velocidade e tempo de carregamento de uma página é uma etapa do processo de otimização On Page.

WPO é uma sigla para a expressão em inglês “Web Performance Optimization”. Consiste em um conjunto de estratégias e boas práticas para melhorar o desempenho de um site em seu aspecto técnico, como a velocidade de carregamento das páginas e a experiência de navegação do usuário.

Antes de mais nada, para aumentar velocidade WordPress importa saber que não existe uma fórmula que responda como melhorar a velocidade de um site em WordPress e muito menos, que através dela seja possível obter uma pontuação de 100/100.

Por outro lado, penso que existem inúmeras maneiras de otimizar um site e neste post destaco as que considero mais importantes .

A princípio, recomendo que observe configurações aqui e ali e execute melhorias para aumentar a Velocidade WordPress.

  • Escolher uma boa Hospedagem WordPress;
  • Usar um tema leve e rápido (estude o tema antes de comprar ou defina com o programador essa prioridade) ;
  • Usar plugins, mas apenas os necessários!
  • Gerenciar o cache com uma boa solução (escolher um bom plugin de cache);
  • Otimizar as imagens;
  • Otimizar o banco de dados;
  • Melhorar a carga de js e css (também leve em consideração o cache estático).

Obviamente você sempre poderá adicionar a eles o uso de um CDN, como BunnyCDN, CloudFlare ou outros, que ajudam a melhorar ainda mais os tempos de carregamento, gerenciando a estática externamente. Em alguns casos não são necessários, porque às vezes, podem até ser contraproducentes.

Importante! Com a chegada do HTTP2 não é mais necessário dividir a carga estática em diferentes subdomínios, com objetivo de melhorar a velocidade de download. Isso porque o HTTP2 resolve esse problema na raiz e permite que o download estático aconteça em paralelo, o que explica a relativa necessidade de cdn’s em determinados casos e objetivos.

Conhecer os detalhes do seu site fornecerá dicas sobre os elementos da página que estão contribuindo para abrandá-lo. Então, concentre-se primeiro na correção desses problemas, mas não se atente exclusivamente em um e tome como base a análise de carga com ferramentas diferentes. Em seguida, avalie o seu progresso, depurando os problemas detectados.

Um conselho para aumentar velocidade WordPress

Não enlouqueça querendo corrigir tudo de uma só vez, porque você pode se atrapalhar ainda mais. Busque o bom senso e com cuidado retifique um a um. Feito isso, avalie se a melhoria foi positiva.

O que o Google busca quando analisa seu site?

  • Como você serve as páginas (com ou sem o www / com ou sem o https);
  • Se você reduz o HTML, CSS e JavaScript;
  • A velocidade da resposta do servidor;
  • Se suas imagens são otimizadas;
  • Se você otimizou o conteúdo quanto ao volume, palavra-chave, palavras de transição, se a gramática está correta, etc;
  • Links Internos e Externos (quantidade);
  • E muito mais.

Outros parâmetros também são observados, quando uma página é rastreada para indexá-la e posicioná-la. Creio que os citados acima são os mais importantes e você deve dar uma boa atenção a eles.

6 Melhores plugins de cache grátis do repositório do WordPress

  1. W3 Total Cache
  2. WP Fastest Cache
  3. LiteSpeed Cache
  4. WP-Optimize – Cache, Clean, Compress
  5. WP Super Cache
  6. Cache Enabler

Muitas vezes eu utilizo o WP-Optimize. Caso sua opção seja ele e tiver alguma dúvida, seja ela como instalar ou usar, faça contato que sem custo algum irei te ajudar.

Para instalar, acesse a administração do WordPress, escolher no menu a opção: Plugins, clicar na opção adicionar novo (na latetal ou na página todos plugins). Feito isso, digite na caixa de pesquisa a palavra: cache como resultado o WordPress irá exibir por popularidade (quantidade de vezes instalado) a lista de plugins para cache, basta você escolher o que deseja usar e clicar no instalar agora e depois, clicar no ativar.

Analisar, analisar e analisar, esse é a palavra-chave se deseja aumentar velocidade WordPress

Definitivamente essa é a palavra mágica. Alcançar o nirvana da velocidade de carga envolve, necessariamente, passar muito tempo na análise de carga e não apenas com uma ferramenta. Será essencial um contraste para se concentrar no que é importante, a fim de não se atolar com os detalhes de uma ferramenta específica de medição de velocidade.

Logo, recomendo que as seguintes ferramentas façam parte do seu trabalho de campo, isso no que diz respeito a aceleração do site em WordPress:

Conclusão

Enfim, empreender tempo e esforço para fazer seu site deixar de ser “uma tartaruga” e competir na maratona de sites pelos resultados de busca é uma das ações mais importantes que você deve se dedicar.

Vale dizer que existem inúmeros temas que podem ser trabalhados para melhorar o carregamento de um site, tais como reduzir o número de solicitações https, substituir o código PHP por HTML, pré-carregar imagens, texto, entre outros. No entanto, colocar essa carga de informação em um só post não produziria benefício algum. Então, decidi escrever sobre os que considero mais importantes.

Ah! Para reforçar minha mensagem desse post, quero que saibam que a velocidade de carregamento de um site não é algo que preocupa apenas o Google. Empresas do setor, como Microsoft, AOL, Bing, Alexa, reconhecem a importância de um site com boa velocidade de carregamento.

Reserve tempo e esforços e faça as melhorias em seu site com esse objetivo.

Afirmo: Não será um tempo perdido, já que um site com boa velocidade de carregamento com certeza fará muita diferença. Não só por encantar os motores de busca, como também, porque irá agradar aos usuários que o acessam. Com certeza um site lento afugenta os consumidores e os que respondem com boa velocidade trazem um retorno positivo.

Dicas

Aumentar velocidade WordPress também é preocupar-se com a segurança do site, tanto quanto realizar um bom SEO On Page. Esses são pontos fundamentais de prevenção e planejamento que devemos executar em um site.

Tem mais, quando optar por Instalar um WordPress, procure não criar dados de acesso fáceis (dificulte o acesso a hackers), troque o prefixo das tabelas no banco de dados e mantenha sempre temas e plugins atualizados.

Enfim, espero que tenham gostado da dica e havendo dúvidas, fique a vontade para entrar contato comigo.

Um abraço e até o próximo post.

Sobre Hugo Calixto

Hugo CalixtoOlá! Sou Hugo Calixto, Programador WEB e Profissional de SEO desde 2017.

Sou natural do Rio de Janeiro e vivo em São Paulo e Madrid.

O que faço: Desenvolvo Sites Personalizados (com ou sem Wordpress), Administro Servidores e sou Especialista em SEO (otimização de sites para mecanismos de busca).

E o que mais gosto no meu trabalho é : "Ajudar as pessoas" e "Experimentar de tudo" e "usar o que aprendo para poder fazer coisas novas".

Ah! Se precisar de ajuda, não excite, chama o Hugo Calixto.