Carregar Scripts Personalizados no WordPress com ou sem plugin

Carregar scripts próprios

Aprenda a Carregar Scripts personalizados no WordPress.

Existem muitas funcionalidades que vêm nos Temas do WordPress e sempre podemos adicionar muito mais graças aos plugins. Mas, às vezes, queremos adicionar algumas funcionalidades que não aparecem no tema ou que não vêm em nenhum plugin. Nesse caso, uma maneira de fazer coisas simples é carregar nossos próprios scripts, javascript ou jQuery. É tão simples quanto adicionar o seguinte código no nosso plugin de funções ou no functions.php do nosso tema filho.

    /**
     * WordPress: Carregar scripts
     */
    add_action('wp_enqueue_scripts', 'hg_meus_scripts');
    function hg_meus_scripts()
    {
        wp_register_script('meu-script', get_stylesheet_directory_uri() . '/meu-script.js', false, null, true);
        wp_enqueue_script('meu-script');
    }

Em alguns casos, não é aconselhável você adicionar em seu arquivo functions.php devido as atualizações que o fornecedor do seu tema venha disponibilizar, ou seja, caso você utilize o functions.php estará sujeito a perder a função na seguinte atualização que o seu tema WordPress venha realizar.

Uma outra opção será criar um Plugin Personalizado só para suas funções.

Importante! Não é a mesma coisa que instalar um plugin de terceiros, infelizmente em muitos casos os plugins de terceiros carregam mais do que necessitamos e isso implica direto

Bem, em breve retornarei a esse post para adicionar um exemplo de plugin personalizado com o mesmo código do exemplo acima e farei os arquivos do mesmo para que vocês possam testar a funcionalidade.

Sobre Hugo Calixto

Hugo CalixtoOlá! Sou Hugo Calixto, Programador WEB e Profissional de SEO desde 2017.

Sou natural do Rio de Janeiro e vivo em São Paulo e Madrid.

O que faço: Desenvolvo Sites Personalizados (com ou sem Wordpress), Administro Servidores e sou Especialista em SEO (otimização de sites para mecanismos de busca).

E o que mais gosto no meu trabalho é : "Ajudar as pessoas" e "Experimentar de tudo" e "usar o que aprendo para poder fazer coisas novas".

Ah! Se precisar de ajuda, não excite, chama o Hugo Calixto.