Interface


O que Interface ?

Uma interface, no contexto da programação, é um conjunto de métodos e/ou propriedades que definem um contrato para as classes que a implementam. Em outras palavras, ela estabelece um conjunto de ações que uma classe concreta deve ser capaz de realizar, sem fornecer a implementação específica dessas ações. Em vez disso, a implementação é deixada para as classes que se implementam.

Tipos de interface:

  1. Interface de Classe (Class): Define um conjunto de métodos que as classes concretas devem implementar. Em algumas linguagens de programação, como Java e C#, uma classe pode implementar múltiplas interfaces.
  2. Interface de Objeto (Object): Define um conjunto de propriedades que os objetos devem possuir.

Como Funcionam:

Uma interface define apenas a assinatura dos métodos e/ou propriedades que devem ser implementados, sem incluir o código que realiza as operações. Ao implementar, uma classe concreta deve fornecer a implementação real dos métodos e/ou propriedades definidos. Isso permite que as classes concretas compartilhem o mesmo contrato de comportamento, tornando o código mais flexível e reutilizável.

Exemplo:

Vamos considerar um exemplo em Java script:

// Definição da Interface
interface Veiculo {
    void ligar();
    void acelerar(int velocidade);
    void parar();
}

// Implementação da Interface por uma Classe
class Carro implements Veiculo {
    public void ligar() {
        System.out.println("Carro ligado.");
    }

    public void acelerar(int velocidade) {
        System.out.println("Carro acelerando a " + velocidade + " km/h.");
    }

    public void parar() {
        System.out.println("Carro parou.");
    }
}

// Implementação da Interface por outra Classe
class Moto implements Veiculo {
    public void ligar() {
        System.out.println("Moto ligada.");
    }

    public void acelerar(int velocidade) {
        System.out.println("Moto acelerando a " + velocidade + " km/h.");
    }

    public void parar() {
        System.out.println("Moto parou.");
    }
}

Neste exemplo, a interface “Veiculo” define os métodos “ligar”, “acelerar” e “parar”. As classes “Carro” e “Moto” implementam essa interface, fornecendo a implementação específica para cada um dos métodos.

Conclusão

As interfaces são uma ferramenta poderosa na programação orientada a objetos, pois permitem definir contratos claros entre as classes e promovem o conceito de polimorfismo. As interfaces também facilitam a modularidade, permitindo que o código seja mais flexível e de fácil manutenção.

Além disso, podemos destacar a flexibilidade das interfaces, permitindo que diferentes classes implementem a mesma interface e sejam tratadas de forma uniforme em certos contextos. Isso facilita a troca de implementações e torna o código mais fácil de estender e manter.

Por fim, podemos mencionar que interfaces são uma parte fundamental da programação orientada a objetos e são encontradas em várias linguagens de programação, como Java, C#, TypeScript, entre outras.

Se você achou útil e gostou do que leu no meu Dicionário WEB, incentivo você a compartilhá-lo nas redes e se inscrever na newsletter para receber as últimas novidades em seu e-mail.

Até o nosso próximo termo.

Assine e receba aviso de novos termos em seu e-mail