Conteúdo Web, uma estratégia de marketing

Conteúdo Web, uma estratégia de marketing
Seo

O conteúdo web existe por um motivo específico, uma estratégia de marketing que pode transformar a sua presença na web.

O marketing de conteúdo gera muito mais leads do que o marketing tradicional e além disso, um conteúdo útil ajuda a melhorar o reconhecimento da sua marca.

Mas primeiro estabeleça os seus objetivos e o que exatamente deseja:  capturar mais leads, vender ou apenas atrair usuários para ler seus posts?

Sendo assim, de acordo com os seus objetivos estabeleça uma estratégia de conteúdo web específica.

Já sabe por exemplo quem é sua persona? Ou seja, quem exatamente você deseja atingir?

Afinal, de posse do conhecimento de quem é seu público alvo, fica mais fácil criar conteúdo para atraí-lo e o trabalho de adaptação dos produtos e campanhas também fica bem mais simples.

Antes de mais nada compreenda que a persona é construída a partir de palavras reais de compradores reais.

A princípio é chegar muito mais a fundo do que apenas estabelecer o público alvo. Aprofundar-se na persona é tirar um verdadeiro raio x de quem deseja atingir com o seu conteúdo web.

O que é Conteúdo Web?

Pode ser que imagine conteúdo web exclusivamente na forma de textos. Entretanto, existem formatos que podem melhor apresentar as informações, tais como infográficos, blog posts, e-books, vídeos ou até podcasts. 

Seja como for, a sua estratégia mercadológica é que definirá o formato do seu conteúdo web.

Outra definição importante é estabelecer se o conteúdo será atemporal ou “evergreen” ou baseado em atualidades.

Uma vez que se conservar relevante na internet é uma tarefa complexa e que exige extrema habilidade, os conteúdos evergreen são os preferidos do marketing de conteúdo.

Por outro lado, manter-se atual demonstra dinamismo e muitos produtores se baseiam em memes e virais da internet para atrair mais audiência e engajamento instantâneo.

Enfim, a escolha vai depender dos objetivos traçados para o seu conteúdo web. Talvez como nunca, o conteúdo seja a alma da internet e sem ele você fatalmente morrerá na praia.

Além disso, reflita sobre algumas questões relevantes:

  • O que acharia de entrar em um site que não tivesse nenhuma informação a respeito do que procura?
  • Ao visitar um site o que mais lhe chama a atenção?
  • A aparência do site é algo que lhe convence a permanecer nele por mais tempo?
  • Você percebe quando um texto é mal elaborado e escrito de qualquer jeito?
  • Até que ponto um texto de leitura agradável lhe prende a atenção?

Então, pense no seu site como se estivesse recebendo uma visita! Neste caso, certamente que deseja impressioná-la.

Analogias à parte, mas continuando na brincadeira, provavelmente comprará comidinhas gostosas, bebidas, flores e tudo mais que possa agradar aos convidados.

Da mesma maneira, não investir em conteúdo web em um site é o mesmo que receber seus convidados com pão velho e água morna no verão.

Conteúdo SEO, a chave do cofre

Já abordamos o tema em outros posts, mas como não o retomar se falamos de conteúdo web?

SEO nada mais é do que otimizar uma página (ou mesmo um conjunto de páginas do site) para que os mecanismos de pesquisa a entendam melhor e a consequência do uso correto das técnicas de SEO seja o melhor posicionamento de um site nos resultados de pesquisa.

Todavia, pense que do outro lado da tela há uma pessoa extremamente importante para você. Diria até que sem ela você não tem o porquê de existir! Então, o seu site deve se tornar um “site amigável”   tanto dos buscadores, quanto dos usuários também.

O grande dilema da maioria é encontrar a linguagem certa e que atenda a todos os quesitos necessários e se deseja auxílio, não hesite em nos procurar.

Até o nosso próximo post!

Sobre Hugo Calixto

Olá, sou Hugo, desenvolvedor web full stack e profissional da área de TI desde 2005.

Desenvolvo páginas web, administro servidores e sou especialista em SEO (otimização de sites para mecanismos de busca).

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