Posicionamento SEO – Por que é tão importante?

Posicionamento SEO – Por que é tão importante?

Afinal, o que é Posicionamento SEO? Essa é uma pergunta que qualquer pessoa que tenha um site ou uma loja virtual já se fez um dia.

Certamente que também se perguntou por que é tão importante fazer SEO em um site, já que o assunto é tema em diversos blogs técnicos e de marketing sobre desenvolvimento web ou WordPress.

Entenda que quando você tem um negócio online é importante que as pessoas te encontrem e te conheçam, caso contrário é como se você não existisse.

Posicionamento SEO

O posicionamento SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas que se aplicam em um site com o objetivo de melhorar a sua visibilidade e posicionamento nos principais buscadores, como por exemplo o Google.

Quando um usuário realiza uma pesquisa, os vários sites que indexaram essa palavra-chave aparecerão em uma lista de resultados do Google.

Ou seja, essas páginas web são o resultado de pesquisa orgânica e, portanto, o posicionamento da página do seu site é a chave para alcançar mais clientes interessados nos produtos ou serviços que você oferece.

Em outras palavras, podemos definir SEO como a estratégia perfeita para colocar uma determinada página web nas primeiras posições dos resultados de busca de um usuário.

Atualmente o Google é o mecanismo de busca mais utilizado em computadores, celulares e tablets, com uma participação de mercado de 92,31%.

O posicionamento SEO ou SEO também é conhecido como posicionamento do seu site ou posicionamento de paginas web ou posicionamento natural ou posicionamento em mecanismos de busca.

Enfim, os termos traduzem um mesmo propósito, ou seja, otimizar um site para melhorar a sua posição no SERP (sigla para Search Engine Results Page) do Google ou qualquer outro mecanismo de busca.

Posicionamento Web | SEO on page e SEO off page

Resumindo para você, existe um conjunto de ações ou estratégias para melhorar a posição do seu site.

Então, vamos ver com mais detalhes a diferença entre Seo on page e Seo off page.

SEO on page

Seo on page refere-se a um conjunto de técnicas internas aplicadas à página web que queremos posicionar; ou seja, fazer melhorias na página do próprio site que queremos otimizar.

Alguns exemplos de estratégia de SEO on page:

  • Criação de conteúdo de qualidade
  • Boa estrutura de tags HTML (H1, H2, H3 …
  • Melhoria da velocidade e otimização do seu site
  • Otimização de imagem
  • Ou Sitemap.xml
  • Boa experiência do usuário da web

SEO off page

Neste caso, SEO off page de um site é um conjunto de técnicas externas aplicas para melhorar o posicionamento do nosso site nos motores de busca.

Alguns exemplos de estratégia de SEO off page:

  • Dinamismo e bom uso de redes sociais
  • Estratégias de Link Building
  • Guest Post (Blog de Convidados. É o ato de escrever conteúdo para o site de outra empresa.)
  • Cadastro em Diretórios, como por exemplo Google Meu Negócio.

Caso o SEO on page não garanta bons resultados, o SEO off page ajuda a obter a autoridade necessária para melhorar a visibilidade no mecanismo de busca.

Talvez como nunca, o profissional SEO e desenvolvedor web deve considerar ambas as técnicas para melhorar ou posicionar o SEO de um site.

Por que o SEO é tão importante para o meu site?

Porque hoje em dia, com o boom da Web e todo mundo online, está cada vez mais difícil posicionar entre os primeiros resultados na pesquisa orgânica.

A luta está acirrada e logicamente temos que nos utilizar de estratégias digitais para nos colocarmos entre os principais na lista dos resultados de pesquisas.

A princípio, tenha em mente que quanto mais alto seu site se classificar, mais chances você terá de que um usuário lhe faça uma visita.

Por exemplo, imagine que você queira comprar uma jaqueta esportiva. Certamente que seu primeiro passo será pesquisar na internet “jaqueta esportiva”. Onde você clicará? É praticamente evidente que você acessará os primeiros resultados do mecanismo de busca, não é mesmo?

 Além disso, se esses resultados não forem convincentes, é mais provável que você modifique sua pesquisa por algo como “comprar uma jaqueta esportiva”, em vez de sair da primeira página do Google e prosseguir para a segunda ou terceira ou quarta página de resultados.

Não à toa a importância de que seu site apareça nas primeiras posições, já que a maioria dos usuários não ficará muito tempo procurando de página em página pelo que procura.

Então, o posicionamento SEO é uma das principais estratégias para aumentar o tráfego do seu site. De modo que quanto mais visitas, mais chances de conversão e mais vendas.

Passos para melhorar o posicionamento do seu site

Antes de examinarmos algumas técnicas para melhorar a visibilidade de um site, é importante saber que os principais buscadores como o Google tentam analisar e posicionar o site.

Enfim, o Google usa critérios ou fatores de ranqueamento e quanto mais alinhada estiver a sua página com esses critérios, maiores serão as suas chances de se colocar entre os primeiros no ranking de buscas.

Além disso, existem penalidades para uma página da web que tente aparecer nos principais resultados de pesquisa orgânica e que não siga as regras de localização da web propostas pelo Google.

Atualmente, os principais fatores de ranqueamento no Google são: o número de visitas diretas, o conteúdo (relevância), páginas visitadas, Backlinks, links internos, tempo que o usuário permanece na página web, segurança (certificações como o SSL de que o site é seguro) e muito mais.

3 pilares para melhorar o posicionamento SEO de um site

Experiência do usuário – É um dos fatores mais importantes e você ganha peso com o tempo. Se os visitantes tiverem uma boa experiência, permanecem por mais tempo e interagem no site, o Google leva isso em consideração.

Otimização da web – Ter um site otimizado é essencial para melhorar a velocidade e o tempo de carregamento. Além disso, influencia diretamente no ponto que vimos anteriormente, ou seja, a experiência do usuário.

Autoridade da página – Refere-se principalmente à notoriedade ou popularidade da sua página. Se o seu site e o conteúdo que você cria agregam valor, os usuários o compartilham e, naturalmente, se vinculam a ele; o Google sabe o que é importante e leva isso em consideração ao classificá-lo.

Os fatores são muitos e todos possuem peso e relevância. Até mesmo a sua própria experiência enquanto usuário falará alto em quesitos como: imagens, pois ajudam a melhorar a experiência; legibilidade, isto é, boa diagramação, uso correto do idioma, tamanho da fonte e velocidade; afinal ninguém permanece em uma página que demora muito para carregar.

5 Técnicas para fazer SEO e melhorar seu posicionamento no mecanismo de busca

Agora que você sabe quais são os pilares fundamentais do Google, é hora de começar a trabalhar em seu negócio (SEO on page e SEO off page ) e por um bom posicionamento. Com isso veremos algumas das técnicas mais usadas e que são essenciais para impulsionar o seu site.

Escolha uma boa hospedagem de site

Se estamos falando em otimizar ou melhorar o tempo de carregamento de um site, uma boa plataforma de hospedagem de site é essencial para isso. Certamente que um bom desenvolvedor web fará toda a diferença.

Por exemplo, se você tem um site corporativo, um blog com muitas visitas ou um e-commerce, um plano de hospedagem profissional pode ser a sua melhor opção.

Por outro lado, se você tem um projeto mais avançado com muito tráfego, um VPS com drives SSD melhorará significativamente o desempenho do seu site e o Google saberá como lhe recompensar.

Criar conteúdo de qualidade

Essa etapa de criar conteúdo de qualidade é essencial se você deseja melhorar seu SEO dentro ou fora da página.

Em outras palavras, o nível de conteúdo do seu site tem um impacto direto no posicionamento SEO.

Ter um conteúdo original e interessante ajudará para que seus visitantes passem mais tempo em seu site e interajam com ele.

Além disso, se o usuário compartilhar esse conteúdo (nas redes sociais) e/ou conseguir backlinks de qualidade, ah… isso é fundamental para o bom posicionamento.

Então busque quais palavras-chave são interessantes para o seu negócio (faça um bom estudo de palavras-chave, para isso é importante usar um bom planejador de palavras-chave) e escreva o conteúdo do seu site na intenção de atingir o seu cliente potencial em cada etapa do funil de vendas.

Otimize as imagens do seu site

As imagens são uma parte fundamental de um site, já que prendem a atenção do usuário, ajudam a digerir melhor o conteúdo e são uma boa forma de agregar valor ao site.

No entanto, você precisa saber como otimizar as imagens. As tags Alt e title são essenciais para a interpretação Google, portanto, nunca se esqueça delas! Também observe que podem aparecer nos primeiros resultados do mecanismo de pesquisa.

Faça bom uso de palavras-chave

Saber quais palavras-chave as pessoas usam para pesquisar informações é fundamental na hora de criar conteúdo relevante para esses termos.

Depois de identifica-las, adicione-as corretamente às tags (H1, H2 …) do seu site. Claro, você deve incluir as palavras-chave de uma forma simples e completamente natural, porque o Google pode detectar o uso abusivo ou incompatível delas e penalizar o seu site.

Só para finalizar, lembre-se também de verificar os títulos das páginas, as meta descrições e também otimizar as URLs para SEO.

Use uma boa ferramenta de SEO  

Embora tenhamos guardado o tema por último, não é o menos importante de tudo, aliás, muito pelo contrário!

Uma boa ferramenta de SEO analisará detalhadamente o seu site e fornecerá recomendações para melhorar sua classificação nas SERPs do Google.

Além disso, fornece relatórios com palavras-chave e conteúdo que podem funcionar para o seu negócio específico. Você descobrirá que não precisa ser um especialista em SEO para melhorar o seu posicionamento no Google e aumentar as visitas ao seu site.

Com certeza o Consultor SEO é o profissional que te ajudará nisso.

Conclusão

Como vimos, inúmeras oportunidades de negócios podem chegar até você por meio de um bom posicionamento seo nas pesquisas do Google.

Ter um site otimizado para os motores de busca ajudará a manter uma boa posição no Google SERPs e portanto na tarefa de obter cliques na sua página. Afinal, o SEO é o principal canal de tráfego orgânico em um site.

Se gostou do assunto e necessita de maiores informações é só nos procurar.

Até o próximo post!

Sobre Hugo Calixto

Hugo CalixtoOlá! Sou Hugo Calixto, Programador WEB e Profissional de SEO desde 2017.

Sou natural do Rio de Janeiro e vivo em São Paulo e Madrid.

O que faço: Desenvolvo Sites Personalizados (com ou sem Wordpress), Administro Servidores e sou Especialista em SEO (otimização de sites para mecanismos de busca).

E o que mais gosto no meu trabalho é : "Ajudar as pessoas" e "Experimentar de tudo" e "usar o que aprendo para poder fazer coisas novas".

Ah! Se precisar de ajuda, não excite, chama o Hugo Calixto.