Dropshipping – Uma Estratégia de Vendas E-Commerce

Dropshipping - Uma Estratégia de Vendas E-Commerce

Dropshipping é uma estratégia de vendas on-line relativamente nova aqui no Brasil. Podemos definir como um e-commerce sem estoque físico.

Traduzindo melhor ainda, dropshipping é uma prestação de serviço e que veio para melhorar ainda mais a relação de vendas com o consumidor final.

Com a solução, a loja virtual recebe o pedido de compra do cliente e encaminha diretamente para o fornecedor parceiro. Assim sendo, o fornecedor cuidará das etapas de separação e envio do pedido ao consumidor.

Com o dropshipping, o lucro do lojista se refere à diferença entre o preço do fornecedor e o disponível para o cliente. Desta forma você elimina os gastos com estoque, infraestrutura e logística.

Uma vitrine de produtos onde a pesquisa por fornecedores confiáveis é fundamental.

Como Escolher um Fornecedor de Confiança?

Fornecedor, como saber se é confiável?

  1. Compre alguma mercadoria para si mesmo, visto que essa simples ação é um verdadeiro teste de confiabilidade. Dessa forma, dependendo da entrega, você terá uma boa noção do fornecedor.
  2. Navegue pelo site de um fornecedor e observe a avaliação dos clientes, uma vez que os comentários traduzem a confiabilidade.
  3. Veja não só a quantidade de pedidos, com também se existem comentários recentes no Brasil. Em suma, analise se há reclamações quanto a entrega e prazos. Avaliações positivas revelam credibilidade.
  4. Observe também se é um fornecedor oficial ou um vendedor da marca e siga os mesmos critérios acima, como número de pedidos, de comentários positivos e tudo o mais.

Enfim, na estratégia Dropshipping o lojista continua como responsável pela venda, sendo assim pelos problemas que possam surgir no processo de venda do produto.

Desta forma, a escolha do fornecedor merece uma atenção redobrada.

Realizei a venda e agora, o que devo fazer?

Faça o quanto antes o pedido para o fornecedor mandar para o seu cliente.

Mas, em quanto tempo? Aconselhável que o faça no máximo em 24h, desta forma você agiliza o processo de venda.

Após o despacho do produto, seu fornecedor encaminhará os dados de rastreio do pedido, ficando portanto para você, a responsabilidade de enviar essas informações ao comprador.

Antes de mais nada, tranquilize o cliente com um e-mail pessoal, indicando que tudo caminha bem. Isso traz segurança, além de um detalhe que traz bons resultados.

Afinal, bom atendimento é tudo no processo de compra e uma ferramenta de marketing muito utilizada nos dias de hoje.

Por outro lado, a fidelização é a alma do negócio. É um quesito que hoje está no topo da lista de prioridades de qualquer empresa.

Quais as vantagens da Estratégia de Vendas Dropshipping?

Com o crescimento das vendas online, são muitas as vantagens dessa estratégia de vendas.

À primeira vista o Dropshipping é uma estratégia de venda indicada para pequenos empreendedores. Ou seja, para quem tem pouco capital inicial e deseja atuar com vendas online.

E no Huuguu.com você conta com um plano dedicado a Dropshipping, confira em Planos, trata-se da nossa solução de Loja Virtual com Dropshipping Aliexpress.

No entanto, a extinção do estoque é também interessante para aquelas empresas já consolidadas e que estão interessadas em diversificar sua performance.

Como a loja virtual atua apenas como uma mediadora entre cliente e fornecedor, o lojista não precisa armazenar nenhum produto, nem se preocupar com controles internos de estoque e logística facilitando o processo.

A integração é um aspecto essencial para que lojas virtuais possam expandir suas vendas, mas, para isso, é preciso contar com plataformas específicas, propícias ao desenvolvimento do e-commerce.

No caso da estratégia de vendas Dropshipping, a integração da loja virtual com marketplace, aliada a um sistema de automatização, permite que, o próprio sistema efetue essas solicitações.

Enfim, as ferramentas de integração permitem administrar com agilidade os processos associados à loja virtual.

Por exemplo, imagine uma loja virtual que gerencie o próprio estoque, acompanhando toda a logísticas de despacho e entrega. O gestor tem que ser ágil , além de ter um controle de estoque 100% eficiente.

Com o Dropshipping o trabalho não aumenta proporcionalmente ao volume de vendas. Assim, o lojista pode vender muito mais, dedicando seu tempo apenas à loja virtual.

Dropshipping – Como emitir a Nota Fiscal

Antes de mais nada, a NF a ser emitida é a de um prestador de serviço. O valor da nota é o do total das vendas e não apenas o do seu serviço. Os custos de frete e tudo o mais serão deduzidos. Certamente o seu contador poderá orientá-lo quanto a isso.

Quando emitir? Preferível apenas quando o produto já estiver a caminho para o cliente, para que no caso de algum contratempo, como por exemplo o cancelamento do pedido pelo cliente, você não tenha que cancelar a nota.

Conclusão

Dropshipping é uma estratégia de vendas que veio para ficar e você não pode e nem deve ficar alheio a este assunto. Até porque pode ser uma boa opção para o seu negócio.

Seja para um pequeno empreendedor ou uma companhia em expansão, o Dropshipping oferece grandes vantagens e que estão facilmente à sua disposição. Basta apenas optar por ele como mais uma alternativa para o seu negócio online.

Se ficou com alguma dúvida, entre em contato que teremos prazer em responder a sua questão.

Até o próximo post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *