Metaverso: O que é e qual a ligação com o Facebook

Metaverso - O que é e qual a ligação com o Facebook

O metaverso trata-se de um universo virtual 3D por onde as pessoas irão interagir através de avatares digitais. É o assunto mais comentado do momento no ambiente virtual, porque o conglomerado Facebook passou a se chamar Meta.

Mark Zuckerberg, CEO e fundador do Facebook informou a novidade, o que indica algo sobre o futuro das interações; ou seja, uma espécie de universo virtual 3D. Na oportunidade indicou que vai investir mais de US$ 10 bilhões nesse mundo paralelo.

Talvez você tenha sido pego de surpresa, mas não irá demorar muito para que o Metaverso faça parte da sua vida, assim como a internet.

Por que o metaverso será o futuro da internet?

O metaverso descreve um mundo virtual que espelha a vida real. Talvez uma das maiores revoluções do mundo moderno e que foi impulsionada pela própria pandemia, que nos atropelou de modo arrebatador.

As restrições dos encontros físicos impostas pela Covid 19 fomentou essa verdadeira revolução, já que tivemos que buscar e rapidamente, novas formas de sociabilizar.

Apesar do impacto, já em 2020 nos acostumamos com os shows e peças de teatro virtuais, assim como conferências corporativas e muito mais.

As escolas também tiveram que se adaptar ao novo modelo, introduzindo o ensino ao modo virtual. Afinal, a vida deveria prosseguir.

Enfim e como já era de se esperar, de alguma maneira a saída para o caos veio pelas portas da internet e o presente nos empurrou “De volta para o Futuro”.

Depois de trazermos à tona o filme, lembremos que a tecnologia 3D já é utilizada há muito tempo pela indústria cinematográfica.

Aliás, não é de hoje que inúmeras startups e empresas de tecnologia já atuam nessa indústria, oferecendo soluções web pelo metaverso, ou pelo menos, por sua formação, o que pode conectar entretenimento, redes sociais, comércio e muito mais.

Metaverso não é só para redes sociais

Como já experimentamos em muitas sessões nas salas de cinema 3D, a intenção da nova tecnologia metaverso  é que a gente interaja com a internet como se estivéssemos literalmente dentro dela!

De acordo com os especialistas, seremos avatares virtuais nesse mundo digital e desta forma iremos sociabilizar no trabalho ou com amigos e parentes.

Talvez o espanto tenha lhe tomado a mente, mas creia que, ao invés de apenas olhar para a tela, você estará dentro dela! Inclusive Sue Young, diretora de produtos do Facebook, afirmou que: “Já que passamos tanto tempo em frente a telas, queremos que seja um tempo de qualidade.

Aliás, o fundador do Facebook deseja que a sua empresa seja sinônimo desta tecnologia e por isso mesmo escolheu mudar seu nome para Meta.

Na atualidade ele desenvolve todos os produtos, dispositivos e plataformas para construir e habitar esse metaverso. Isso inclui óculos, pulseiras inteligentes, além de avatares e programas para desenhar ambientes digitais.

Metaverso é um universo de oportunidades

A medida que a novidade não é só para quem é do ramo da tecnologia; se você atua na área de marketing ou negócios, saiba que muitas empresas já fazem parte da tecnologia metaverso. Então você não pode e nem deve ficar fora desse novo mundo.

Afinal, não vai demorar muito para a chegada de uma criptomoeda onde todo mundo a usaria para pagar suas compras pela internet. Talvez este seja um projeto mais a longo prazo, mas até que não vai demorar tanto assim.

Uma vez que hoje em dia existem algumas formas de investir ou adquirir Bitcoins e outras criptomoedas. Aliás, também é possível comprar cotas de fundos de criptomoedas, além de negociá-las em corretoras.

Conclusão

Metaverso é a tradução para um universo virtual 3D, onde as pessoas poderão interagir a partir de avatares digitais.

O novo mundo acontecerá a partir de diversas tecnologias, como realidade virtual, realidade aumentada, redes sociais e até mesmo criptomoedas.

Sem sombra de dúvidas será a maior revolução na maneira de interagirmos online como se estivéssemos literalmente dentro do próprio ambiente virtual.

Em vez de você ficar no computador ou celular, no metaverso você poderá usar dispositivos que te coloquem em ambientes virtuais como shows ou reuniões com amigos, familiares ou até mesmo de trabalho.

Isto é fantástico, não é mesmo?

Até o próximo post e sempre com mais novidades para você!

Sobre Hugo Calixto

Hugo CalixtoOlá! Sou Hugo Calixto, Programador WEB e Profissional de SEO desde 2017.

Sou natural do Rio de Janeiro e vivo em São Paulo e Madrid.

O que faço: Desenvolvo Sites Personalizados (com ou sem Wordpress), Administro Servidores e sou Especialista em SEO (otimização de sites para mecanismos de busca).

E o que mais gosto no meu trabalho é : "Ajudar as pessoas" e "Experimentar de tudo" e "usar o que aprendo para poder fazer coisas novas".

Ah! Se precisar de ajuda, não excite, chama o Hugo Calixto.