O que é PHP ?
PHP é o acrônimo recursivo de “Hypertext Preprocessor”, uma linguagem de programação de código aberto amplamente utilizada, especialmente no desenvolvimento de aplicações e sites. Essa linguagem de código pode ser incorporada ao HTML5, pois é altamente versátil e facilita a conexão entre a Interface do usuário e os servidores.
Diferenciar a linguagem de programação PHP das típicas, como HTML, CSS ou JavaScript, é simples. Os últimos são lidos primeiro pelo navegador ao acessar um Site, enquanto o PHP é executado diretamente no servidor da página.
Para que serve o PHP ?
A principal função do PHP, mas não a única, é a agilidade e velocidade com que conecta os usuários aos servidores, pois é executado nas bases de dados dos servidores, como já mencionamos.
Podemos encontrar o PHP em todos os Plugins e temas do WordPress, sendo um dos usos mais comuns desta linguagem. Sendo um código aberto e simples, é muito fácil gerenciar todas as extensões que mantêm todos os sites da plataforma atualizados, à medida que novas funções são criadas.
O PHP também é amplamente utilizado em Comércio Eletrônico ou E-commerce. É fundamental que, nesse tipo de Site, a velocidade de carregamento seja alta e o tempo de espera seja baixo para inspirar confiança no cliente, e isso é proporcionado pela rápida comunicação do PHP com as bases de dados. Em um E-commerce, é comum que imagens e vídeos sejam vinculados a um produto para que o usuário os veja, tornando necessário agilizar o carregamento desses conteúdos, sendo o PHP a linguagem ideal para isso.
Benefícios de usar a linguagem
A rapidez na navegação é fundamental para a experiência dos usuários, pois todos desejamos resultados imediatos. Isso é valorizado pelos mecanismos de busca, tornando importante a rápida carga fornecida pelo PHP, mas não é o único benefício:
- Tem uma comunidade muito grande de desenvolvedores que estão constantemente atualizando e aprimorando a linguagem.
- É uma das linguagens mais simples no mundo da programação.
- Pode ser usado em qualquer tipo de servidor e em diferentes sistemas operacionais virtuais.
- O PHP pode ser combinado com outras linguagens de programação, como HTML, CSS ou Java.
- Suporta uma grande variedade de bases de dados diferentes, tornando-o ideal para a criação de sites e aplicativos baseados em bases de dados.
No entanto, também podem surgir alguns problemas ou desvantagens ao usar esse tipo de código, pois requer um servidor web para executar todo o trabalho. Se houver muitas solicitações em sequência, é possível que o desempenho seja afetado.
Se você achou útil e gostou do que leu no meu Dicionário WEB, incentivo você a compartilhá-lo nas redes e se inscrever na newsletter para receber as últimas novidades em seu e-mail.
Até o nosso próximo termo.