Palavra-Chave Principal e Tema

tema e palavra-chave

Palavra-chave e o tema, afinal o que esses conceitos querem dizer? Certamente que estão ligados aos mecanismos de busca, já que bilhões de pesquisas são feitas por dia no Google.

Um dado incrível, não? Porque é realmente impactante saber que, bilhões de pessoas como a gente estão diariamente buscando alguma informação na internet.

Então, se temos um negócio e queremos que ele prospere precisamos entender o que é um bom tema e como encontrar a palavra-chave que leve um usuário até a nossa página.

Difícil? Calma, nem tanto assim!

A princípio, vamos entender o que palavra-chave. Ela é uma expressão que resume os assuntos principais de um texto. Identifica ideias e temas importantes para servir de referência a pesquisas no Google e outros buscadores.

Mas, como estamos abordando um assunto relacionado ao ambiente virtual é claro que o conceito muda de figura.

Vamos nos aprofundar um pouco mais e desta forma compreenderá o que desejamos informar.

Pode soar incoerente, mas o termo “palavra-chave” diz respeito, na maioria das vezes, a mais de uma palavra ou até mesmo a uma frase.

Como escolher palavras-chave – A escolha exige atenção

Pesquise com atenção as palavras-chave que priorizará em seu site, porque se escolher errado terá perdido muito tempo para não receber tráfego. E isso não é nada bom, não é mesmo?

Como técnica de SEO, as palavras-chave devem ser usadas de forma estratégica e determinadas dentro da sua tática de marketing.

À primeira vista, um usuário que procura solucionar um problema ou adquirir um produto, normalmente escreve sua dúvida nos buscadores.

Provavelmente você já fez buscas na internet e sabe do que estamos falando, o que facilita e muito a sua compreensão.

Então, ao definir uma palavra-chave para seu post ou página de produto por exemplo, você passará para os buscadores como o Google, o assunto principal que norteia o seu conteúdo.

Parece simples e de o fato é, mas a escolha da “palavra-chave” ou “palavras-chave” exige muita atenção, já que são elas que abrem as portas do seu site para o usuário.

Considere cada palavra-chave como uma pergunta que precisa de uma resposta clara e pontual.

Tenha em mente o “como” o seu público te procuraria na Internet para encontrar o seu texto como resposta. Esta é uma ótima maneira de descobrir palavras-chave eficientes.

Ou seja, se por exemplo a sua empresa deseja elevar vendas, direcione a pesquisa de palavras-chave para os termos que estimulem compras.

Então, use palavras como “comprar”, “review”, “benefícios” do produto etc. Também é possível conduzir o público para a compra por meio dos temas de posts do blog.

Dicas envolvendo Palavras-Chave

Se os seus concorrentes investem em Estratégia de Marketing de Conteúdo, pesquise como eles tratam as questões relacionadas aos seus produtos e ou serviços.

Preste atenção nos assuntos que abordam e no tipo de linguagem que usam para se comunicar. Afinal, pelo sim, pelo não, aprendemos muito observando as estratégias do mercado. E como ninguém nasce sabendo, a experiência de muitos nos ajuda a crescer.

As vezes, descobrir o que os nossos concorrentes deixam de abordar também é muito interessante. Perceba isso como uma oportunidade.

Agora, se por um lado pesquisar o mercado é fundamental, colocar-se no lugar do usuário é mais ainda!

Portanto, identifique os termos mais procurados pelo seu público alvo, pense como ele buscaria o seu produto ou serviço na Internet. Enfim, aja como ele.

Do mesmo modo, imagine que ele busca solucionar um problema. Então foque nesse dilema, inclusive como ideia para palavra-chave.

Aliás, as vantagens que você tem a oferecer para a resolução das dúvidas do seu público alvo são excelentes temas para conteúdo. Pense nisso na hora de elaborar os posts para o seu blog.

Ferramentas de pesquisa de palavras-chave relevantes

São muitas as ferramentas de pesquisa de palavras-chave disponíveis na web e selecionamos algumas para você.

  • Google Keyword Planner: Chamado de “ O planejador de palavras-chave”, cria campanhas otimizadas no Google Ads. Faz diagnóstico da sua estratégia, identifica o que está dando certo ou não e possibilita exportar dados em planilha, o que facilita a sua análise.
  • Semrush: Proporciona um relatório das tendências e fornece dicas interessantes para o seu conteúdo. Vale analisar o seu próprio site assim como o dos seus concorrentes. A versão gratuita apresenta uma visão mais geral, todavia a paga é ideal para um planejamento mais detalhado.
  • Keywordtool: Analisa o recurso de auto completar do Google e com isso oferece diferentes opções de variações de palavras-chave, especialmente as “long tails.

Outras ferramentas que valem a pena conferir são: Wordtracker, Keyword Discovery, Majestic, Keyword Spy.

  • Google Trends: Excelente ferramenta gratuita que ajuda a descobrir, a partir de um termo, quais as pesquisas relacionadas que os usuários têm feito. Além disso, filtra os resultados por localização (país, estado), período de tempo e fontes dentro das áreas de pesquisa da página.

Antes de mais nada, entenda que as palavras-chave mais genéricas (habitualmente de uma ou duas palavras) são muito disputadas, o que torna difícil ranquear para elas no curto prazo.

Palavra-Chave para Anúncios Pagos

Quando se trata de anúncios pagos o valor de cada palavra-chave varia de acordo com o volume de procura do termo, além do interesse das pessoas e empresas em anunciar utilizando a palavra-chave em questão.

Ao configurar a sua conta no Google Ads, você escolhe o tipo de pagamento da campanha, ou seja: por clique (CPC, ou custo por clique), impressão (CPM ou custo por mil impressões) ou conversão (CPA ou custo por aquisição).

O valor de cada palavra-chave representa o preço máximo por aquele anúncio.

Resumindo, se clicarem muitas vezes o anúncio, de modo que o valor total alcance o orçamento acordado para o dia, ele cai e só retorna no dia seguinte.

Então, procure termos que tenham baixa concorrência e valores estimados baixos. Desta forma o anúncio será exibido diversas vezes, independente do orçamento estipulado.

No entanto, existem muitas técnicas de criação de campanhas no Google Ads e caso tenha interesse pelo assunto, estamos à sua disposição.

Gostou do tema e deseja maiores informações sobre esse ou outro assunto do mercado? Então entre em contato!

Até o nosso próximo post.

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Sobre Calixto

CalixtoOlá! Sou Hugo Calixto, Programador WEB e Profissional de SEO desde 2017.

Sou natural do Rio de Janeiro e vivo em São Paulo e Madrid.

O que faço: Desenvolvo Sites Personalizados (com ou sem Wordpress), Administro Servidores e sou Especialista em SEO (otimização de sites para mecanismos de busca).

E o que mais gosto no meu trabalho é : "Ajudar as pessoas" e "Experimentar de tudo" e "usar o que aprendo para poder fazer coisas novas".

Ah! Se precisar de ajuda, não excite, chama o Hugo Calixto.