CDN. Qual o significado de CDN?

Qual o significado de CDN?

CDN, termo técnico, traduzido literalmente para o português como Rede de fornecimento, entrega e distribuição de conteúdo, é um termo criado em fins da década de 1990 para descrever um sistema de computadores e redes interligados através da Internet, que cooperam de modo transparente para fornecer conteúdo (particularmente grandes conteúdos de mídia) a usuários finais.

A Maioria dos CDNs atuais utilizam Anycast para distribuição e roteamento. Simplificando, CDN, é uma maneira de enviar conteúdo massivo para usuários sem ter problemas com desempenho.

Em resumo e com minhas palavras, é exibir seu site ou arquivos através de servidores que se localizem mais próximos do seu visitante ou usuário.

Exemplo de como funciona CDN:

Se o seu site e servidor estão localizados no Brasil e recebem um visitante de outro país, com a rede CDN seus arquivos, bem como todo o conteúdo do seu site, serão exibidos pelo servidor mais próximo, agilizando tanto na performance do visitante quanto na sua.

Em analogia: É levar a montanha até Maomé. (rsrsrs)

Dica de CDN:

A princípio, a dica de CDN que deixo para você é a Bunny CDN, com custo anual mínimo de +/- 12 dólares por ano. Uma rede incrível, em plena expansão, com suporte fantástico e um sistema muito fácil de instalar e controlar.

Antes de mais nada, recomendo que realize o seu cadastro e que faça uso dos 14 dias grátis, para que possa testar e conhecer o sistema.

Clique aqui para acessar o site Bunny CDN e criar sua conta.

E para quem usa wordpress, poderá contar com um plugin super didático que facilita e muito configurar a rede para o seu site.

Observação: Se necessitar de suporte ou tem demanda de hospedagem de site ou sistemas, conte comigo.

Abra uma conta de hospedagem em um dos meus servidores e irei com muita satisfação te ajudar a configurar cdn para seu site ou sistema gratuitamente.

Enfim, espero que tenham gostado da dica e havendo dúvidas, fique a vontade para entrar contato comigo.

Um abraço e até o próximo post.